quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ponto de Vista

Informação, Assimilação, Organização e Disciplina


Estamos cada vez mais recebendo um turbilhão de informações, poderíamos até criar um indicador, o IPS (Informações por Segundo), a cada segundo recebemos novas informações, sejam por e-mail, SMS, RSS, Feeds, Internet, etc.. Lógico que não incluí os tradicionais meios de comunicações como TV, Rádio, Jornais...... e principalmente as informações vindas de outras pessoas.

Um grande desafio está em saber filtrar essas informações e poder assimilar aquelas que realmente vão fazer a diferença para nosso crescimento pessoal e profissional. Uma dica é iniciar escolhendo as fontes dessas informações. Que tal escolher através de seu navegador alguns sites que tratam de assuntos ligados ao seu trabalho? Pois é, eu já fiz isso, diariamente no meu Internet Explorer, eu recebo as atualizações de sites como HSM, Claro, IDG Now, Conexão Digital, enfim, aqueles que certamente têm haver com meu trabalho.






















A assimilação das informações é que faz a diferença, e isso só se concretiza se nós realmente as utilizarmos no nosso dia-a-dia. Aí vem mais um desafio, a organização. É ela que vai fazer com que possamos incluir na nossa rotina de trabalho as melhorias advindas das boas informações recebidas.
Recentemente um gerente de negócios trouxe uma idéia simples, mas ao mesmo tempo extremamente valiosa, que de imediato coloquei em prática com toda minha equipe. O compartilhamento da sua agenda de outlook comigo. Hoje eu consigo além de visualizar a agenda do Clésio, o autor da sugestão, visualizo a agenda de todo meu time de campo.

Nesse momento surge mais um grande desafio: a Disciplina, pois além de preparar a agenda da semana antecipadamente, todos têm que deixá-la atualizada a todo instante, o que não é difícil com nossos celulares, notebookes ou até mesmo das estações de trabalho da empresa. A disciplina também vai ser fundamental para gerenciar nossas atividades diárias permitindo que possamos implementar as melhorias oriundas das informações já assimiladas .

Não poderia deixar de ressaltar que como líderes, ainda teremos que passar a frente as informações, o que certamente precisa de muita técnica e aptidão, mas isso é assunto para outro momento... pois primeiro você vai assimilar esse meu Ponto de Vista.

Vamos em Frente!

2 comentários:

Unknown disse...

Brunão, práticas positivas sempre são bem vindas. O fato de colocar nossa agenda no outlook nos obriga a realmente nos agendarmos com antecedência com objetivo de aumentarmos nossa produtividade. Além do meu chek list tenho mais esta ferramenta para acertamos com maior acuracidade nosso alvo: crescimento de vendas!
Ass. Everaldo Cardoso

Thiago Monteiro disse...

Bruno,

Muito bacana o seu Ponto de Vista, risos! Já coloquei ele em meus favoritos e sempre passarei por aqui! Abração!!