sexta-feira, 20 de março de 2009

OS 300 DE ESPARTA - Contribuição de Clésio Muniz


"ESTA NOITE CEAREMOS COM PLUTÃO!",disse Leônidas aos 300 de Esparta
Naquele dia, do ano 480 a. C., o rei-general Leônidas, ao ver que era impossível escapar da morte, pois o traidor Elfialtes indicou aos persas, que eram liderados por Xerxes, uma passagem para contornar a montanha e derrotar seus compatriotas, convidou seus 300 companheiros para um ligeiro lanche dizendo-lhes "Esta noite cearemos com Plutão". Plutão é o deus dos Mortos!
O episódio do desfiladeiro das Termópilas (ou Pedras Quentes, pois termo em grego é "quente" e pilas, "colunas", "pedras") serve para ilustrar um capítulo da psicologia militar, que se baseia essencialmente na emotização, em objetivos emotizados. Aliás, a palavra objetivo foi tomada de empréstimo da Arte da Guerra pela Administração, após a Primeira Guerra Mundial.
Na psicologia militar, vemos que ter objetivos emotizados, isto é, resultados bem definidos, revestidos de emoções, entusiasmo criador, a crença no atingimento dos objetivos, o valor das missões, até êxtase com o cumprimento do dever, e tudo o mais que compõe a emotização constitui valores para os guerreiros.
Não é à toa que a Arte da Guerra é a Arte de Administrar, pois o líder tem que saber emotizar a consecução dos resultados e tornar comum sua crença inabalável aos comandados. É este sentimento que levou o rei Leônidas, quando lhe disseram que as flechas do inimigo eram tão numerosas que encobriam o sol: "Não faz mal. Lutaremos à sombra!".
Para a doutrina militar, a pátria está acima de tudo e é por ela que se lutará. Na prestação do serviço militar absorvemos esse valor máximo. Para enfrentar uma guerra armada somente com forte emotização dos objetivos. Os símbolos da pátria, como bandeira e hino principalmente, são reverenciados e provocam grande fervor. Quantos de nós não ficamos arrepiados ao ouvir o hino nacional? É a emotização!
A emotização é um sentimento tão forte que conduz à conclusão: quando a vitória não nos sorri, resta ainda o prazer de haver lutado.
Nas empresas, como executivos, às vezes temos que lutar à sombra, mesmo sabendo que cearemos com Plutão.
A emotização é um dos pilares da Emotologia.
Professor Luiz Machado,
Ph.D.Cientista
Fundador da Cidade do CérebroMentor da Emotologia

Nenhum comentário: