domingo, 23 de agosto de 2009

Agora o Foco é Do Cliente e não No Cliente


O Fórum Mundial de Marketing e Vendas, da HSM trouxe a afirmação do Professor José Carlos Teixeira Moreira, que é um precursor do B2B no Brasil, e um dos maiores especialista em Marketing na atualidade, em sua palestra dessa semana ele trouxe uma nova visão de criação de valor para Marketing e Vendas, e quem já está sendo implementada nas melhores empresas do mercao, o conceito que passa o Foco no Cliente para o Foco DO Cliente.

Mas qual é a diferença básica defendida por ele?
Foco NO Cliente:

- O cliente dirige a relação

- Enfatiza suas contrariedades

- Torna-se auditor da nossa promessa

- Comanda o preço.


Foco DO Cliente:

- Mostra as necessidades de maneira antecipada

- Possibilita a concepção inteligente da oferta

- Transforma o cliente em admiridador e promotor da empresa

- Favorece a construção de histórias em comum

- Aumenta a percepção quanto aos tangíveis e intangíveis da oferta

- Aumenta a cooperação e dirige a relação e faz reconhecer o valor.


O professor Moreira salientou que o que leva os clientes a estabelecerem uma ligação forte com empresa é a confiança que eles adquirem nas pessoas.


E, como manter a estabilidade de uma relação?


Compartilhando valores, sonhando o futuro juntos, mas principalmente equilibrando interesse com gratuidade.


Quando as empresas passarem a ser percebidas como éticas e com valores alinhados com os dos clientes, certamente serão queridas e respeitadas pela sociedade. O professor ainda afirma:
“As oportunidades sempre correm atrás de quem oferece mais capital de valor”

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