sábado, 9 de janeiro de 2010

Ponto de Vista V - Trabalhando as Perdas

Nesse Ponto de Vista abordarei um tema que ainda preciso melhorar no caminho em busca do desenvolvimento pessoal e profissional, que é o momento da perda de membros do meu time.
Todo líder busca formar o melhor time e na formação dele buscamos sempre ter os melhores, e como é bacana ver o crescimento pessoal e profissional de cada membro do time, cada um ao seu tempo e maneira vai demonstrando seu crescimento, suas forças e fraquezas, mas como é gostoso, por exemplo, chegar ao final do ano e ver que a equipe superou junta todos os obstáculos, lógico que existiram baixas importantes, mas também tivemos aquisições que serviram para fortalecer e manter o padrão do time elevado.
A dificuldade é quando você, depois de realizar a missão, vê seus guerreiros fortalecidos é ávidos por novos desafios, se destacarem de tal maneira que o mercado vem e o seduz. Mesmo sabendo que os novos desafios são importantes para o crescimento pessoal e profissional deles, o sentimento que tenho é de perda, e em determinados momentos de impotência, pois não tenho como "reter" aquele talento, isso principalmente pela velocidade dos processos e do mercado.
Tento trabalhar com o pensamento que não tenho o direito de impedir ou segurar o crescimento de ninguém e, portanto busco ser o mais transparente e sincero possível, fazendo com que cada um avalie se é realmente uma oportunidade real, ou se é apenas uma tentação.
Vejo que em alguns casos o que a pessoa está buscando não é uma oportunidade puramente profissional, mas sim uma mudança de vida. Isso pude vivenciar há uns 6 anos, quando uma guerreira que trabalhava comigo, recebeu uma proposta para mudar de empresa e de estado, lembro que quando ela entrou na minha sala, para falar da proposta, falei para ela que eu não iria fazer uma proposta de retenção, que era totalmente possível, porque entendia que não havia naquele instante valores financeiros envolvidos na decisão e sim o desejo de mudar sua vida pessoal e profissional.... desejei todo sucesso do mundo.... Hoje ainda tenho contato com ela e sei que acertamos!!!! Ela é uma pessoal muito mais feliz!!
Dias atrás o fato se repetiu, em pleno período de recesso fui procurado por um dos grandes talentos do meu time com a mesma situação e chegamos à mesma conclusão. Tenho certeza que ele vai fazer muita falta ao time, mas encaro esse momento como uma grande oportunidade para que novos talentos do time possam aparecer mais, além da oportunidade de mais uma vez trazer sangue novo ao time.
Na minha equipe de Sergipe também tive uma baixa significativa, um talento foi convidado por uma das principais empresas do estado para trabalhar na sua área de formação..... não tinha o que discutir..... apesar de ter planos para ele em 2010, não poderia arriscar e desejei ao mesmo sucesso, deixando claro que ele continua fazendo parte do time.
Enfim, apesar do gosto amargo da perda, tenho certeza que minha missão está sendo cumprida, pois, como pactuei com toda minha equipe uma de minhas metas é desenvolver pessoas!!!
Tenham certeza, os que foram, os que ficam e os que vão chegar, que continuarei fazendo O MEU MELHOR, pois MEU TIME É O MELHOR!!!
Vamos que Vamos!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Brunão,

Quero dizer que você é uma pessoa iluminada, que tenho como referência, pois já passamos por muita coisa juntos, lembro do nervosismo do primeiro scan até. Além disso, não tenho dúvidas que nossa amizade irá continuar onde quer que esteja. Sinto-me uma pessoa sortuda por ter a oportunidade de ter um guia como você, nem todo profissional consegue ter um chefe que além de fazer seu papel, sempre procurou estabelecer laços de amizade e companheirismo. Agradeço o quanto fui bem tratado, respeitado em todo esse tempo. Parabenizo por formar a família 79 uma grande família com certeza, sem eles não teria metade da garra e segurança que sempre tive.

Esse espírito de equipe é algo muito forte e realmente sinto que nunca vou deixar de fazer parte desta família, onde quer que esteja cada membro, não será fácil acabar com esse elo que une todos. Acredito sem sombra de dúvidas que seu time Bruno é realmente campeão e só tenho a agradecer por fazer parte dele. Lembro de nossa conversa (Ad, Marcinho, Você) no saguão do Íbis, que noite memorável, pois ali conversamos de trabalho mais de uma forma impar sempre pontuando a importância de cada um do time. Além disso, conversamos sobre nossas vidas e como foi prazeroso não censurar-me de nada porque estava rodeado de chefes. Isso mostra o nível que você conseguiu em ter esse equilíbrio entre liberdade e respeito por parte de sua equipe.

Mais quero mesmo dizer que em todo esse tempo o amigo Bruno Simoni sempre procurou aprimorar minha formação profissional, ajudando e depositando confiança irrestrita em tudo que fiz. Não esqueço nossas reuniões informais, que era o momento de relaxar e ter tantas alegrias. Na última vez que estive com você antes de partir para Salvador, recebi um abraço seu logo depois de nosso almoço na Casa Alemã. Juro que entrei no carro emocionado, pois senti o quanto aquele gesto foi de coração. Então te desejo sucesso, saúde e que continue o pai, esposo e profissional espetacular que é.


Obrigado Brunão por tudo mesmo. Sempre conte comigo para qualquer coisa, um forte abraço!


Francis Guimarães

Anônimo disse...

Meu líder,

Muito interessante sua postagem e me fez refletir no processo de formação das pessoas. Precebo que é, também, um trabalho análogo ao de um pai. Você cria, educa, transforma-o num homem, prepara-o para a vida e quando prontos ou não, pois as vezes acreditam que estão prontos, vão embora em busca de sua "felicidade". Os pais e gestores esperam justamente isso, que sejam felizes...

Abraço,

William Sátiro