quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Passagem de Comando


Certamente o “paisano” ao ouvir esta expressão jamais vai entender o que ela significa para quem passou pela caserna!!

Hoje tive a honra de acompanhar mais uma passagem de comando.... mas antes de falar sobre esse momento especial é importante contextualizar minha comparação que farei a seguir...

Passagem de Comando de um Batalhão x Mudança de Diretoria Regional de uma Multinacional

O comando de um Batalhão é sem dúvida um marco na carreira de todo oficial de qualquer Exército, em especial de um oficial de infantaria do Exército Brasileiro, do qual tenho  a honra de fazer parte como 1º Ten R2 de Infantaria.

Faço nessa publicação a comparação com um Diretor Regional de uma multinacional, ou seja do mundo corporativo, geralmente oriundos da área comercial, a infantaria do mundo dos negócios.

Ah, também tenho a honra de ter construindo uma carreira maravilhosa, especificamente na área comercial e em sua maioria em Telecom.

Só em uma das empresas que trabalhei durante 7 anos as mudanças de diretores regionais ou comerciais se deram em média de seis em seis meses. Foram quase 13 diretores entre idas e vindas, separações e uniões de estados e em consequência mudanças de comando.

Sabe em quantas delas presenciei  uma passagem de comando?

Em nenhuma!

Na maioria delas o diretor que saía, assim que sabia de sua nova função, praticamente “apertava o botão”... sua cabeça já estava em seu novo desafio!

 Ah, em outros casos não existe passagem, pois o diretor é “desligado!”

Despedida da equipe?  No máximo um evento de despedida em um happy hour!! 

Passei mais sete anos em outra empresa e o fato se repetia....

Bem, vamos a uma passagem de comando de um Batalhão!

Primeiro existe todo um critério na nomeação de um Comandante de uma Unidade, o que é definida através da nomeação pelo Comandante do Exército.

Depois existe o período de transição do comando, quando o comandante que sai transmite para o comandante que assume, os detalhes específicos de cada unidade.

Mas vou me apegar aqui à solenidade de passagem de comando. Perante o General comandante da Região Militar da qual a Unidade faz parte, o Oficial que sai, transmite seu cargo, perante a tropa e convidados, ao oficial que assume o comando e passa em revista a tropa. Depois das leituras do resumo, em forma de elogio, das realizações do comandante que sai e do currículo de quem assume.

Depois da solenidade geralmente ocorre um coquetel, "simples como coisa de soldado", no qual ex-comandantes e integrantes daquela unidade se reúnem, com a tropa e convidados, para se despedir do oficial que sai e dar as boas vindas para quem entra.

Agora atente para a foto abaixo... 

O comandante que assume reúne os oficiais , sargentos, cabos e soldados que estiveram mais próximos, em razão de suas funções, para representar  todos os integrantes da unidade com a finalidade de prestar a última homenagem ao ex-comandante e para que este se despeça pessoalmente de cada um deles.

Hora de pura Gratidão e Emoção!

Aqui faço um parêntese, só vem em minha memória, que em toda minha carreira de executivo, apenas um Diretor, Antonio Celso Alves Pereira, que em seu último dia como diretor da Regional, recebeu em uma fila indiana o abraço e palavras de carinho e gratidão de quase todos os associados da nossa regional!

Em várias passagens de comando, o comandante se emociona ao agradecer à sua família e aos seus comandados pelo período em que estiveram juntos, geralmente dois anos. Quem assume, recebe de quem sai a responsabilidade daquela tropa, da carreira de cada integrante e mais do que isso assume a Missão!!

A Missão de manter os valores militares do Exército Brasileiro como pilares de seu comando!!

Patriotismo, Civismo, Fé na Missão do Exército, Amor à Profissão, Espírito de Corpo, Aprimoramento Técnico-Profissional e Coragem!!

Como falei e falo, tenho muito orgulho de fazer parte da Família Verde Oliva!! 


Braço Forte e Mão Amiga!!

2 comentários:

Iomarcj@ig.com.br disse...

Belo texto comparativo entre o mundo militar e o civil porem, gostaria de citar que existe uma empresa que, não foi criada por militar que e tem por procedimento a "passagem" de comando em todos os cargos de lidera ça. A BRASKEM.

Unknown disse...

Selva! O mundo corporativo precisava vivenciar um pouco desse respeito e ordem que o militar tem em seu dia a dia.