domingo, 23 de novembro de 2008

Ponto de Vista

Confiança X Segurança para os Adolescentes


Este Ponto de Vista é voltado para pais, tios, avós, irmãos, enfim amigos, que em seu convívio existam adolescentes que navegam na Internet, principalmente utilizando programas como Orkut, MSN, Blogs, e-mail, ou seja tudo que nos permite deixar on-line e em contato com o resto do mundo virtual e ao mesmo real dessa rede que é inevitável.

Primeiro gostaria de deixar claro que proibir não é a solução, embora em alguns momentos isso seja mais do que necessário, pois a internet é hoje um dos mais importantes meios de informação e pesquisa para os estudos de todos nós. Já se foi o tempo onde o estudante pegava um daqueles volumes imensos da Enciclopédia Barsa para estudar sobre economia ou geografia.

Bem, tive que adotar a medida, para mim drástica de proibir meu filho de 15 anos(quase 16) de utilizar o Orkut e o MSN, pois ambos estavam tirando totalmente sua concentração nos estudos. Para quem tem alguém nessa idade e já acompanhou seu uso de internet, sabe que a concentração é impossível, pois ao mesmo tempo em que navega na internet, o MSN está funcionando com suas incontáveis janelas aparecendo e em cada uma delas existe algum “amigo” do outro lado mantendo uma conversa quase sempre incompreensível, eles utilizam um dialeto próprio cheio de símbolos (Ex: ótimaaaa:D:D:D;***) ; ( valeeu :)asaushuahuah,bjs bjs ;*;*);( (LLLLLLLLLLLLLLLL ) =DD). Êpa, ainda não acabou, a página do Orkut também está aberta, ah, não esqueça que o fone de ouvido está plugado em um MP3, celular ou no próprio micro. A TV também está ligada e se bobear o telefone toca e inicia mais uma conversa cheia de: , na moral!!!! D +, Cara ela é muito gata......

Sim voltando a minha medida, de suspensão do Orkut, ao iniciar minha navegação noturna, tudo bem, assumo! Também uso a maioria desses meios de comunicação, depois falo mais nisso. Notei em meu Orkut que meu filho tinha atualizado algumas fotos em sua página, aí é que descobri o grande problema. Ao questioná-lo sobre a proibição de acesso ele me respondeu que quem estava atualizando a página dele era uma “AMIGA” que tinha sua senha!!! Fiquei uma fera! Não acreditei!! Perguntei se ele estava louco, como é que confiava sua senha a uma outra pessoa, e ele simplesmente respondeu: “Eu confio nela! Ela é minha amiga! Qual o problema?” e para piorar Dany, minha esposa, responde: “inclusive suas sobrinhas também usam senhas de amigas, isso é comum!!! Eles não entendem o risco!”

Imediatamente mandei que ele trocasse a senha e liguei para minhas irmãs para alertá-las do risco e como era de se esperar nenhuma das duas sabiam desse hábito.

Para quem não achou nada de mais trocar a senha, vou citar apenas um perigo: Sua filha entrega sua senha para uma “amiga”, que por um motivo qualquer tem uma briga com ela .... isso quase nunca acontece?.... bem, essa “amiga” de posse da senha de sua filha, entra em uma comunidade de prostituição e se oferece como garota de programa!!!!

Vou inverter o exemplo: uma amiga de seu filho tem sua senha compartilhada com mais dois ou três “grandes amigos”, um deles entra em comunidade de viciados em cocaína !!!! Nem precisa falar mais nada, não é?! Daqui que se descubra que não é ela, ou que ela compartilha sua senha com A, B ou C!!! Já era. Você como Pai ou Responsável é que vai provavelmente ter que responder!.

Bem, hoje sou o responsável por fiscalizar as páginas de meus filhos e minhas sobrinhas. Para meus filhos Dany vive em cima e as de minhas sobrinhas eu que fico acompanhando, pois como minhas irmãs falam, elas certamente seriam enroladas e não saberiam como acompanhar.

Vai aqui uma dica, faça seu Orkut, inclua seus filhos, sobrinhos, netos, enfim todos aqueles que você gosta e cadastre a ferramenta Atualização de meus amigos(ela vai permitir que você receba todas as fotos e depoimentos novos nas páginas deles) para que você tenha uma idéia, antes de escrever esse Ponto de Vista, censurei uma foto de minha sobrinha! Você também poderá visitar a página deles e ver em quais Comunidades eles fazem parte! Ou com quem eles estão mantendo contato.

Já fomos adolescentes e cometemos nossos erros e excessos, mas meu Ponto de Vista é que as conseqüências dos erros aos quais nossos adolescentes estão expostos são muito mais perigosas, e que se não estivermos alertas e próximos, talvez seja tarde D + !!!


Vamos em Frente!!!

3 comentários:

Lula Dantas disse...

Gostei do seu ponto de vista e compartilho a sua preocupacao.hoje saiu uma materia no jornal o globo onde uma procuradora faz comentario semlhante propondo inclusive a proibicao do uso do orkut por criancas haja vista a pedofilia e sua rede inesgotavel!



Parabens !mais uma vez

Anônimo disse...

Bruno, parabéns pela efetividade familiar, nunca devemos nos descuidar,dos assuntos familiares, por maiores nossos desafios profissionais, a familia deve ser a base de nossas ações

Abraços

Clésio Muniz

Anônimo disse...

Brunão, muito bom e muito observador da sua parte.
Os pais devem estar mais presentes na Iternet do filho, como também, conhecer esse tal mundo virtual. Esta é a melhor forma de ajudar o filho a evitar as armadilhas.

Abraço,

William