quarta-feira, 8 de julho de 2009

Motivação 100% II


A cada dia que passa, eu fico mais convicto, que o sucesso das equipes vencedoras está diretamente ligado a sua capacidade de automotivação.


É nesse ponto que destaco um dos principais papéis do verdadeiro líder, que é de manter sua equipe motivada, o detalhe é que isso eu chamo de automotivação, pois um líder só é verdadeiramente um líder se ele fizer parte do time, ou seja, se ele motiva o time ele está na prática realizando a automotivação.


Recentemente tive a oportunidade de ouvir alguns executivos e em especial um presidente de uma grande empresa de varejo do país, e desse presidente, foi que ouvi uma verdadeira mensagem de motivação, onde ele na sua linguagem tipicamente mineira e 100% em linha com a linguagem dos clientes e vendedores do chamado front de batalha do varejo, pode descrever da forma mais sincera possível, o grande diferencial que um time de vencedores tem que ter, que é o espírito de vendedor nato! Aquele que não espera o cliente cair de paraquedas no seu colo, aquele que vai atrás do cliente e o conquista através da simpatia, do sorriso, do abraço, da ATITUDE.


Seus exemplos de simplicidade demonstrados pelas suas palavras e principalmente pelas suas atitudes do dia a dia, onde ele mesmo na função de Presidente da empresa visita o PDV, atende o cliente, distribui folheto na sinaleira, enfim, seus exemplos conquistam e motivam todos que se orgulham em dizer que são verdadeiramente vendedores.


Minha dica para todos que trabalham em equipe é bem simples, seja parte do time, tenha atitude, compartilhe conhecimento, ouça seu time, ele certamente vai sair fortalecido, seus desafios serão superados e a vitória será fruto da conquista de todos e com um sabor muito mais especial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Brunão,

Achei seu texto bem legal, todavia fiquei com uma dúvida. Quando penso em automotivação entendo que a pessoal por si só se motiva. Foi isso que quis dizer?
Eu acredito que existem pessoas automotivadas como também autogestoras, onde o líder não precisa de "muito trabalho" para galgar o que deseja. O líder confia nesse soldado. Motivar uma equipe é uma tarefa díficil, constante e é por isso que as pessoas precisam dos líderes, pois eles farão esse trabalho... O líder consegue que as pessoas façam o que ele quer não só porque pede, mas fazem porque acreditam nele e na sua proposta.

William Sátiro